quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Conhecendo a verdade


"O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento." Os. 4:6a
"pois o povo que não tem entendimento corre para a sua perdição." Os. 4:14b
"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor;" Os. 6:3
"Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos." Os. 6:6


Fico lendo a Bíblia e pensando... como as coisas se parecem, como o ser humano e suas falhas não mudam mesmo com o passar de tantos anos! Me lembro do sábio Salomão quando diz que nada é novo debaixo do Céu (Eclesiastes 1:9). As coisas exteriores mudam, mas o homem em sua essência não muda, continua praticando as mesmas obras, se entregando às mesmas coisas... destruindo a si mesmos!
Eu me lembro de uma situação que aconteceu a um tempo atrás no meu trabalho... um rapaz chegou e começamos a conversar, aí ele foi me contar a história da Arca de Noé... só que a versão que ele sabia tinha alguns detalhes que eu desconhecia: A Arca estava lá, em meio ao dilúvio... de repente chega Ló em sua rabeta vendendo mantimentos pra Noé... agora imagina... Noé e Ló numa mesma história! E esse rapaz tava certo que sua versão era verdadeira (pelo menos até eu mostrar a verdadeira na Bíblia pra ele), porque ele assistiu um filme na TV que contava dessa forma. E eu fico imaginando, como nós desconhecemos a Deus e simplesmente nos acomodamos com isso! Sabemos o que ouvimos, muitas vezes ouvimos coisas erradas e as praticamos por acharmos certas. Carregamos fardos pesados demais, acreditamos em tudo que nos falam e vivemos uma vida completamente sacrificial simplesmente porque não buscamos conhecer a verdade! Deus é o mesmo pra todos! Não importa quanto tempo de conversão, nem o grau de escolaridade, a nacionalidade, a classe social... nada... Ele está pronto a se revelar pra qualquer pessoa que o busque verdadeiramente! E acabamos, por muitas vezes, trocando a oportunidade de conhecer o Deus verdadeiro por outros deuses que nos são apresentados...
A verdade está disponível, o verdadeiro conhecimento dela é nosso por direito, porque o Deus verdadeiro nos deu esse direito... cabe a cada um a busca ou não de exercê-lo e ser verdadeiramente livre!
"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." João 8:32

Um comentário:

  1. Oii Dê! Não sei se vai se lembrar de mim (o Lucas, da Gileade, que foi lá na JOCUM – Gama).

    Gostei desse post. Acho que um grande problema na sociedade (e também falo por mim) é a falta de leitura da bíblia. Com o exemplo que você deu, da versão da “Arca de Noé” do filme; temos também o filme “A Paixão de Cristo”. A versão da vida de Jesus, vista por aquele filme, acaba se tornando mais verdadeira do que a versão da Bíblia. Isso é a falta do conhecimento.
    Não conhecermos a verdade... Resultado da falta da leitura da Bíblia.
    Certo, não podemos (como igreja) cobrar da sociedade a leitura da Bíblia. Mas se a Igreja faz sua parte como deveria, poderíamos começar a cobrar esse tipo de coisa.

    Acredito que quando você disse sobre os “‘deuses’ que nos são apresentados” se refere também (ou completamente) aos deuses do mundo. As coisas do mundo. Amigos, namoro, trabalho, dinheiro, preocupações. Esses são os deuses do mundo, mas, na verdade, é um só: Satanás.


    É isso, por enquanto fico por aqui!
    Beijos, Lucas.

    ResponderExcluir